Friday, October 12, 2018

Cape Cod & Martha’s Vineyard

No espírito de que qualquer dia chega a neve e as viagens vão ser mais difíceis, decidimos continuar a aproveitar o bom tempo! Desta vez fomos a Cape Cod. Tinham nos avisado que o trânsito para lá é intenso, mas sabendo que já não está tempo de praia, não pensei que fosse tanto, a viagem que demora sem trânsito menos de 2hrs, na 6f levamos mais de 3hrs e fomos sempre sempre sempre em fila. Acostumados a fazer viagens para a praia de 4hrs no Brasil, o pequeno contratempo não nos derrotou! A chegada fomos recebidos por uma cidade pequena e engraçada, realmente estas cidades de New England são todas bonitas, Hyannis onde fomos provar as delícias locais, peixe e marisco frito, a fazer lembrar os restaurantes espanhóis! Gordisse, mas muito bom.
Recompostos da viagem e muito bem dormidos, partimos de manhã bem cedo a explorar a região. Começamos pelos parque naturais, fomos a praia, não estava muito calor mas ainda apanhámos sol e o Luís e as miúdas jogaram frisbee durante bastante tempo.
Fomos almoçar a Wellfleet que adoramos e seguimos para Provincetown, bem na ponta do Cape. Uma cidade linda, cheia de galerias de arte, restaurantes giros, gay, um ambiente muito cool, onde aparentemente vive uma grande comunidade de portugueses que vieram há muitos anos dos Açores a herança são bandeiras portuguesas a voar pelo ar e vários restaurantes a vender caldo verde e alguns pratos de inspiração portuguesa como por exemplo Pork Alentejano with Clams. Só tive pena de não encontrar um que vendesse Steak with Egg à Horse... mas quem sabe... se calhar fui eu que não procurei bem!
Adoramos o passeio! Tivemos um dia lindo de sol. Vamos com certeza repetir a viagem!
No dia seguinte, tínhamos a opção de continuar a explorar a região ou ir a uma das ilhas Nantucket ou Martha’s Vineyard. Optamos por apanhar o barco para Martha’s Vineyard e não nos arrependemos! A ilha onde o Donald Trump tem a sua casa de férias não desilude, é muito bonita, entende-se porque é o playground dos milionários americanos. À saída do barco fomos até uma das muitas lojas de bicicletas e alugamos 4. Munidos de transporte exploramos um pouco, mas chegamos à conclusão que 1 dia é pouco para ver tudo. Fizemos a marginal que vai de Oak Bluffs até Edgartown, que é linda. Almocamos em Edgartown num restaurante muito bom que recomendo vivamente “Atlantic”, Edgartown é uma cidade saída de uma loja da Ralph Lauren, as montras são todas inspiração para a famosa marca e os próprios edifícios também. Dali continuamos mais para sul até Katama beach, a que tínhamos ouvido dizer ser a praia mais bonita dos Estados Unidos... a praia realmente é bonita, mas eu já percebi que conhecendo bem as nossas praias, as outras são sempre mais feias. Esta fez-me lembrar um pouco das praias de Tróia, um extenso areal com uma duna por trás, mas sem a cor do mar, e a areia é mais cinzenta. Ao contrário de outras que vimos tinha pouca porcaria (não lixo que isso nunca tem, mas paus e pedras), acho que é por isso que a acham mais bonita que as outras.
2 dias depois de regressarmos soubemos que morreu uma pessoa vítima de um ataque de tubarão branco... parece que não acontecia nenhuma morte assim há mais de 20 anos... mas isso não nos tranquilizou e fez-nos lembrar que o filme O Tubarão (Jaws) foi filmado em Martha’s....
Enfim, mas voltando ao passeio, saímos de Katama beach e enganamos-nos no caminho... em vez de regressarmos pela mesma marginal, fomos pelo meio da ilha... resultado fizemos a estrada que nos tinham avisado de ter muitas subidas... e foi cansados, com as pernas a doer que chegamos a Vineyard Haven, mais uma cidade pequenina à beira de um porto... vale a pena conhecer... mas lembrem-se que de bicicleta só pela marginal! E por fim regressamos a Oak Bluffs, mesmo a tempo de devolver as bicicletas e ir conhecer o bairro que fica a volta da Camp Meeting Association, centenas de casas tiradas dos contos de fadas, cada uma mais original, mais pitoresca, mais interessante. Ficamos com imensa pena de não termos passado mais tempo ali... fica para a próxima!